A minha foto
Bula Atumba, Bengo, Angola
O Municipio de Bula Atumba localizado na Provincia do Bengo na República de Angola foi fundado em 13 de Dezembro de 1965. A povoação já existe desde o inicio do seculo XX.

A paixão pela nossa terra é o nosso destino.

Um abraço para o Bulatumbense, que vive comigo a sua terra, esta terra que queremos seja mais que aquilo que pensamos.

(Armando Barros, 1973 in Programa das Festas do Bula)

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Guia Turístico, como visitar o Bula

Para quem já se esqueceu ou para quem pretende visitar Bula Atumba pela primeira vez, tentarei dar informações detalhadas, estando disponível para mais esclarecimentos.



Neste mapa de 1967 desenhado á mão, é possível identificar os rios, façam clic sobre a foto para o zoom.


A deslocação de carro é a mais aconselhada, a estrada está asfaltada até cerca de 15 Kms de Bula Atumba, contamos que esteja concluída até ao fim de 2011. O aeródromo asfaltado está inoperacional para as aeronaves, só de helicóptero.
Em África mandam as regras de segurança que os viajantes devem utilizar pelo menos 3 viaturas, levar combustível suplementar, 2 pneus de socorro, cabo de reboque, caixa de ferramenta, alimentos para alguns dias e não esquecer água potável.


A viagem pode correr muito bem mas se houver uma avaria temos de estar prevenidos.

Quem estiver em Luanda deverá optar pela estrada do Cacuaco que é o itinerário mais curto, mas também pode ir por Catete.


Detalhes do percurso

Luanda, Cacuaco, Caxito, Úcua, Piri, Quibaxe, Paredes e Bula Atumba

O percurso pelo Cacuaco tem cerca de 250 kms, passa pela linda região pantanosa do Panguila, Porto Quipiri onde existe um mercado de produtos regionais e onde podem comprar fruta para a viagem, Fazenda Tentativa onde ainda é possível ver o que resta das instalações da antiga CAA Companhia Açucareira de Angola, Caxito e Sassa.


No Caxito apreciem as lindas árvores seculares de um porte majestoso e não deixem de as fotografar, são lindas, apreciem também as bonitas Igrejas da Cidade e os canais de rega de um palmar que já não existe.


ponte sobre o Rio Dande, no Sassa



No Sassa aconselho a fazerem um pequeno desvio no cruzamento para Quicabo para uma breve visita á Barragem das Mabubas


Após a visita á Barragem, a próxima paragem é no Municipio do Úcua onde podemos optar pelo percurso que passa por Pango Aluquém ou seguir pelo Piri.


A pausa aqui era necessária para almoçar nos restaurantes, hoje desactivados e em ruínas, mas como é aconselhável levar sempre um bom farnel podem manter a tradição e almoçar por aqui. À entrada do Úcua, já não é visível a grande plantação de Sisal.



Vista do Úcua



O percurso até ao Piri, quase todo em montanha, onde muitas viaturas avariam exige outros cuidados, façam pausas para apreciarem a paisagem com vegetação luxuriante, a Pedra Verde, o morro do Kesso e experimentem a sensação única de ouvirem o silêncio da floresta onde se ouvem apenas os pássaros e as cigarras. As plantações de café tinham início no Úcua e eram uma presença constante até ao Bula.
Após a descida do Kesso, chegamos ao Piri, pequena Vila que se confundia com as Fazendas de café que a circundavam. Á esquerda o Bar do Piri, hoje transformado em Recauchutagem de Pneus e onde se jogavam grandes partidas de Damas, enquanto se saboreavam umas Cucas.




O Bar do Piri



O Piri sem os grandes terreiros de café a secar, também merece uma visita.


Vamos agora em direcção ao desvio das Bombas da Mobil, onde á esquerda se pode ir para o Quitexe e Uíge e á direita para Quibaxe e Bula Atumba.



Cruzamento das Bombas da Mobil



Chegados á entrada de Quibaxe, onde alguém de muito mau gosto colocou o cemitério, devemos virar á direita em direcção á Missão Católica dos Dembos.
Quibaxe era Sede do Concelho dos Dembos e em vários domínios havia uma rivalidade intensa com o Bula, nomeadamente no Futebol e nas Festas.


Bula Atumba após demoradas negociações, adquiriu a "independência", passou a Concelho em 13 de Dezembro de 1965 deixando assim de estar debaixo da tutela de Quibaxe.


Aqui em Quibaxe não deixe de visitar o Forte de Quibaxe, a Administração e apreciar a bela arquitectura de algumas casas tipicamente coloniais.

A Missão Católica dos Dembos merece uma visita mais demorada para compreendermos melhor a sua actividade junto das populações e o Rv. Padre Zacarias agradece a visita.


No percurso para o Bula ainda temos de passar pela Fazenda Buçaco, pelo desvio para o Pango Aluquém (no Úcua quem virou á direita e veio pelo Pango vem sair a este cruzamento), por Paredes ou Kimbinga e pela Fazenda Monserrate. Nesta, a paragem é obrigatória, para apreciar a casa principal construída em 1954, onde morou durante muitos anos o Sr. Messias, a Igreja, a Escola, o Hospital, as residências dos trabalhadores e perceber como estava organizada.



Igreja da Fazenda Monserrate



Estamos quase a chegar e já é possível avistar no horizonte o perfil da Vila de Bula Atumba, tornando a paisagem ainda mais bela

Chegamos finalmente a Bula Atumba, é difícil conter a emoção!!!

Onde Comer?

Não existem restaurantes, devem ir prevenidos com farnel já confeccionado ou optar por fazer um churrasco acompanhado com banana pão assada, mandioca cozida e um bom funge. Há também a possibilidade de encomendar uma refeição com alguma antecedência.

Onde dormir?


O Kimbo dos Sobas



A Residencial Kimbo dos Sobas, instalada na ex-casa do Sr. Barbosa é a única opção disponível. O preço do quarto é de cerca de 4 a 5000,00 Akz.


O kimbo dos Sobas tem novas instalações na ex-casa do Manuel do Kiaje mais conhecido por Kissekula com instalações mais acolhedoras.


Podem optar por levar tendas de campismo ou saírem de madrugada de Luanda e regressar ao final do dia, após a visita.

Não deixem de visitar as várias aldeias do Municipio onde serão recebidos sempre com simpatia.